Lavar e passar roupa

A máquina de lavar aqui na Alemanha fica no banheiro ou em um lugar comum no prédio que fica todas as máquinas de lavar de todos os moradores, uma do lado da outra. Isso porque os apartamentos daqui não têm área de serviço / lavanderia.

Essa não é a única coisa diferente quando nos comparamos com o Brasil, a água aqui também é bem diferente, ela contém mais calcário, e por isso temos que comprar um produto especial para colocar junto com o sabão em pó para não estragar a máquina de lavar. Mas não precisa colocar toda lavagem, pode ser 1 sim e 1 não. O nome do produto é Skip – Wasser-Enthärter.

A primeira vez que lavei minhas roupas aqui, usei água quente, pois é muito comum por aqui, mas percebi que algumas roupas do Brasil não agüentaram a temperatura, por isso decidi não usar mais água quente para lavar roupa, eu só uso para lavar toalha ou roupa de cama.

Coloco amaciante em todas as lavagens, pois as roupas saem muito duras, affeee!!!

Decidi também não ter secadora, pois sempre ouvi dizer que estraga as roupas, não sei se é verdade, mas já que não tenho no Brasil, achei melhor não ter aqui também. Então eu penduro as roupas no varal de pé no quarto, fica lindo rs, parece um cortiço!!!

Passar roupa aqui não é tão diferente do que no Brasil, a única coisa é que tem ferros de passar roupa que não agüentam água da torneira (por causa do calcário), por isso você tem que comprar água destilada. Não é o caso do meu ferro, ele agüenta água de torneira…por isso fique ligada quando for comprar o seu ferro de passar roupa!

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Lavar e passar roupa

  1. Paula Caetano disse:

    Olá, por acaso descobri o seu blog e adorei!!
    Obrigada por partilhar as suas experiências.
    Sou Portuguesa de Lisboa e mesmo sendo Europeia aqui na Alemanha encontrei grandes diferenças, a água foi uma delas…em Portugal podemos beber a água da torneira que é bastante boa e aqui nada recomendável. A minha roupa ficou estragada e a minha pele com alergia. Vai fazer 2 anos que estou a viver aqui e sinceramente não me consegui ainda adaptar a este País que o acho lindo, mas com Alemães ainda muito diferentes dos países do Sul da Europa de onde eu venho.

    1 beijinho,
    Paula Caetano

  2. Olá gostaria de saber se usa máquina de lavar loças? Obrigada Adriana

  3. Luciana disse:

    Olá, acabei de descobrir seu blog…
    Acabei de chegar na Alemanha… Gosto de lavar algumas peças de roupa na mão, mas não encontro sabão em pedra/coco. Você sabe se tem ou se tem algum produto pra substituir?
    Obrigada! 😀

  4. Ana disse:

    Olá! Acabei de descobrir teu blog e estou adorando. Sou de Curitiba e moro nem Heidelberg a cinco anos e passei por coisas semelhantes por aqui! Acabei com minhas roupas brasileiras lavando com água quente. Agora a maioria das minhas roupas são daqui e não tenho mais problema em lavar com alta temperatura. Só uma correção, acho que vc confundiu cálcio com calcário. A água daqui tem muito calcário (Kalk) que estraga com as máquinas e nao cálcio. Tudo de bom para vc e mach’s gut!!

Deixe um comentário

