Reciclagem do lixo!

Aqui na Alemanha temos que separar o lixo por causa da reciclagem. Em praticamente todas as casas e prédios existem um tipo de recipiente grande para os diversos tipos de lixo.

O lixo é separado da seguinte maneira:

– Papel (Papier): Recipiente azul.

– Vidro: Tem um recipiente para cada cor de vidro, verde, transparente e marrom. Nem sempre todos os prédios e casas têm um recipiente para vidro, mas existem vários pontos de coleta pela cidade, é só encontrar a mais próxima da sua casa.

– Embalagens recicladas: As embalagens plásticas devem ser armazenadas em um saco de lixo amarelo (Gelber Sack) que é oferecido gratuitamente pela prefeitura (Rathaus) da cidade.

– Restos de comida biodegradáveis (Biofall): Como o próprio nome diz!!!

– E finalmente O Resto (Restmüll): Recipiente preto. Tudo que não se enquadrar nos itens de cima deve ser jogado neste lixo.

Ah uma coisa importante, aqui na Alemanha o papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário e não no lixo do banheiro. Mas absorventes, lenços de papel e papel toalha devem ser jogados no lixo mesmo.

No caso das pilhas e baterias, geralmente podem ser entregues em supermercados e lojas de eletrodomésticos.

Caso você precise descartar algum móvel, você deve ligar para a prefeitura e pedir para eles recolherem, tem dias específicos para isso. Dai você liga, avisa e deixa o que for descartar na calçada! Caso você não ligue, eles não vão recolher o que você deixou, mesmo que eles passem na porta da sua casa.

Já para doação de roupa, existem containers pela cidade (igual ao da foto abaixo), dai é só colocar ai dentro que alguém resolve para você. Normalmente tem um para roupa e outro só para sapatos.

O recolhimento desse lixo também é interessante. Um caminhão passa, os funcionários engatam a lixeira ao braço do caminhão e sem que ninguém tenha que pegar ou ficar extremamente perto do lixo, ela se movimenta automaticamente e vai para a caçamba do veículo.

O duro é que o recolhimento do lixo pela prefeitura demora um pouco para acontecer, e as vezes os prédios não tem os containers e as pessoas tem que ficar armazenando o lixo dentro de casa, isso é um problema!! Por isso algumas pessoas acabam não fazendo a separação da maneira correta.

Para saber o calendário anual de coleta de lixo aqui de Mainz, basta entrar neste site http://www.eb-mainz.de clicar em Serviceleistungen, depois Online-Abfallkalender der Stadt Mainz, colocar o seu endereço e pronto!!! Além disso na páginal inicial desse site você encontra o telefone ou e-mail para agendar a retirada dos móveis.

Como se isso tudo não fosse suficiente, algumas embalagens de plástico ou de lata/aluminio de sucos, água, refrigerante, etc. devem ser devolvidas no local da compra ou algum lugar que venda o mesmo produto. Assim você recebe um valor que chamamos de “Pfand” de volta, dependendo da embalagem a devolução pode ser de 15 a 25 centavos. Quando você devolve em algum supermercado você recebe este valor em forma de desconto na comprar que fizer ali, caso devolva em posto de gasolina ou outras lojas você recebe em dinheiro. Para saber qual garrafa é retornável é só ver se no rótulo tem a imagem abaixo.

Acho que não esqueci de nada!!! Parece complicado e trabalhoso, mas com o tempo você se acostuma e nem percebe….

Boa sorte hehehe!!!!

Anúncios

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia, Mainz - Minha nova cidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s