Transferência da carteira de motorista!!!

Como já disse anteriormente, nossa carteira de motorista brasileira só é aceita por 6 meses aqui na Alemanha. Depois disso temos que fazer a transferência aqui para a Alemanha.

E para isso precisamos seguir alguns passos:

– A carteira de motorista brasileira deve ser traduzida para o Alemão. Caso sua carteira de motorista tenha sido emitida há menos de 2 anos atrás, você deve entrar em contato com o Órgão emissor de sua carteira de motorista para solicitar uma declaração de que a licença prévia foi emitida. Como na carteira de motorista brasileira tem a data da primeira habilitação, isso normalmente não é um problema.

– Você deve fazer um exame de vista, que pode ser feito em qualquer loja de óculos. No nosso caso fizemos durante o Curso de Primeiros Socorros.

– Participar do Curso de Primeiros Socorros para receber uma certificação de participação. Aqui em Mainz esse curso ocorre todos os sábados às 9:30.

– É preciso tirar 2 fotos no mesmo modelo do passaporte (biométrica).

– Depois escolha uma auto-escola na cidade que você mora. Faça a inscrição na escola. Neste momento você já deve receber o material de estudo para o teste teórico. Algumas escolas possuem esse material disponível em Inglês.

– Fazendo tudo isso você já pode ir no Departamento responsável e dar entrada no processo, entregar todos os itens acima junto com um formulário. A auto-escola pode te ajudar informando onde fica esse departamento e qual formulário você deve preencher além dos documentos acima. Neste momento você já deve ter o seu visto permanente.

– Após dar entrada, você deve aguardar a auto-escola te ligar para você fazer os testes teórico e prático. Isso pode levar um tempo, pois o Departamento responsável irá verificar se você  realmente tem posse de uma autorização de residência válida, se  no Departamento de Trânsito Central Alemão há qualquer tipo de violação de tráfego
registrada e o Departamento de Registro Central Alemão em Berlim tem qualquer
acusação que não permita que lhe concedam a licença.

– Durante este período aproveite para estudar o material que você recebeu na auto-escola. Pois assim que a auto-escola receber a documentação, eles vão te ligar para marcar o teste teórico. Dai você já pode marcar as aulas práticas. Normalmente não somos obrigados a fazer aulas práticas, mas acho importante fazer pelo menos duas para conhecer melhor as placas e as regras do local.

– Logo depois eles já marcam o teste prático e na mesma hora você sabe se passou ou não (igual ao Brasil), e dai é só aguardar o recebimento  de uma carta do Departamento de Trânsito informando que a sua carteira de motorista Alemã está pronta para ser retirada.

– Na hora de retirar você deve levar seu passaporte e sua carteira de motorista brasileira original, pois eles vão retê-la, isso porque você não pode ficar com 2 identificações diferentes. Mas fique tranqüilo que no final da sua estadia eles a devolvem direitinho!!! E caso você for passear no Brasil terá que utilizar a carteira de motorista Alemã.

Bom é isso!!! Ainda não fiz os testes, estou com um pouquinho de medo, eles tem muitas regras diferentes das nossas, mas vamos ver…

Espero ter ajudado!!!

Anúncios

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Transferência da carteira de motorista!!!

  1. Juliana Paola disse:

    Só complementando o testeteorico tambem pode ser feito em portugues (Portugal) tem um site que tem todo o material necessario para estudar em diversas lingua. Voce paga 30,00 euros e pode acessar o conteudo por até 6 meses. E bem legal, eu estudei por aqui e deu tudo certo. http://www.my-fuehrerschein.de/index.aspx?ReturnUrl=%2fFuehrerschein%2fportal.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s