Médico

Meio ano já se passou e acho que já consigo falar de algumas experiências sobre ir ao médico aqui na Alemanha.

Apesar de existir a assistência médica pública aqui na Alemanha, eu e meu marido pagamos um plano particular chamado Deutscher Ring!!! Os 2 planos, público e particular, dão acesso aos mesmos médicos e hospitais, as únicas 3 diferenças são: quando você tem um plano particular consegue ter um atendimento um pouco mais rápido no hospital, tem quarto particular, e no nosso caso, nosso plano tem cobertura internacional.

Portanto se você decidir morar aqui na Alemanha e não for viajar muito durante sua estadia aqui, fique com o plano público que vale a pena!!!

Eu não sei exatamente como funciona o plano público, mas já consigo falar sobre o particular!!!

Eu tive uma consulta com uma ginecologista, estava com um pouco de medo de como seria, mas acabei amando a experiência. Isso porque fiz tudo o que tinha que fazer no próprio consultório e na mesma hora, a médica fez todos os exames necessários, não precisei ir em um laboratório, igual fazemos no Brasil!!!! Sai de lá examinada e medicada!!! Só no caso de alguns exames que tive que esperar o resultado sair, e neste caso, a médica me ligou depois de alguns dias para falar os resultados, nem precisei retornar ao consultório, olha que maravilha!!! Quanto tempo economizado….lógico que se estivesse com algum problema teria que ir no consultório para pegar a receita médica.

No dia da consulta não precisei pagar nada, só dei meu nome e endereço, e o boleto chegou pelo correio na minha casa. Paguei e pedi reembolso para a assistência médica. Dependo do valor e do prazo de pagamento dá para mandar diretamente para a assistência médica pagar. Alem da consulta eu pedi reembolso dos medicamentos de prescrição que tive que comprar…tudo foi 100% reembolsado!!!

Outra coisa que é completamente diferente do Brasil é em qual médicos vamos….por exemplo, se estou sentindo alguma dor especifica, no Brasil eu imagino o que deva ser e marco uma consulta logo com um especialista, dificilmente as pessoas marcam em um médico clinico geral para investigar o que pode ser e depois ser encaminhado pelo médico para um especialista.

Aqui a grande maioria tem seu “médico da família”, um médico clinico geral. Normalmente é o médico que já te conhece faz anos, sabe todo seu histórico. É nele que as pessoas vão quando sentem qualquer dorzinha!!! Dai caso ele não consiga tratar, ai sim ele vai indicar um especialista e já vai passar as informações necessárias para este médico!!!

E aqui ter esse médico é super importante porque é muito mais difícil comprar qualquer remédio sem prescrição médica do que no Brasil, então imagina só se por causa de qualquer dor de garganta eu tiver que enfrentar um hospital, não rola né! Fora que ele sempre vai te acompanhar, mesmo se você vá com urgência no hospital, ele te acompanha!!!! Apesar de achar que todas as pessoas deveriam ir no clinico geral antes de sair marcando um especialista, isso economizaria tempo, dinheiro e certamente seria mais eficaz!!!

Logo que mudei procurei na internet algum site que tivesse uma lista de médicos aqui da minha cidade e acabei encontrando um arquivo em pdf com todos os médicos divididos por especialidade, telefone, endereço e mostra a língua que eles falam, achei ótimo!!!! Lógico que já pode estar um pouco desatualizada, mas só de ter o nome do médico já ajuda, fica mais fácil de procurar. Fora que na própria lista tem os sites específicos para procurar médicos e farmácias. Segue a lista.

E além da lista, acho importante as pessoas que moram aqui saberem os telefones de emergência, a gente nunca sabe né…então lá vai…o número do bombeiro/emergência é 112 e da polícia é 110!!!

Anúncios

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia, Mainz - Minha nova cidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s