Rothenburg ob der Tauber

Tiramos um domingo para conhecer uma pequena cidade que fica aqui perto de onde eu moro. O nome da cidade é Rothenburg ob der Tauber, a cidade é pequena, mas o nome…afeee!!! Eu li que esse nome vem de Rothenburg oberhalbder Tauber, que significa Rothenburg acima do rio Tauber. E o nome Rothenburg também tem um significado: em alemão Rot (significa vermelho) e Burg (castelo), refere-se à cor avermelhada dos telhados das casas.

Ela era uma cidade medieval, e hoje é uma das cidades do roteiro romântico que conseguiu preservar muita coisa da época medieval. A cidade é todinha cercada por muros e torres.

Só depois que fui é que fiquei sabendo de uma lenda muito interessante sobre Rothenburg. Meu professor de Alemão contou que essa história aconteceu durante a Guerra dos 30 anos. Esse foi o período onde diversas nações européias brigaram entre si a partir de 1618, especialmente na Alemanha, por motivos variados: rivalidades religiosas, dinásticas, territoriais e comerciais, e os principais rivais eram os católicos e protestantes.

Nessa época as tropas católicas cercaram a cidade de Rothenburg, que na época era uma região de protestantes, e dessa forma o povo da cidade não teria chance de se defender. Mas eles não desistiram, os conselheiros tentaram uma conversa com o inimigo. Foi aí que o oficial das tropas católicas desafiou um dos conselheiros da cidade a tomar num só gole 3,25 litros de vinho para que a cidade fosse poupada de ser destruída. O prefeito da cidade aceitou o desafio, e por incrível que pareça, ganhou!!! Então até hoje as pessoas da região dizem que continuam bebendo vinho para salvar a cidade. Achei essa história muito legal!!!!

Nós fomos de carro, e chegando lá, paramos o carro em um dos estacionamentos que ficam do lado de fora da cidade. Assim que saímos do carro percebemos que o estacionamento estava cheio de macieiras, e as árvores estavam lotadas de maçã. Não pensamos 2 vezes, aproveitamos para colher algumas e tomar nosso café da manhã ali mesmo!!! rs Estava uma delicia….

Nossa primeira parada foi na Igreja de St. Jacob. Ela é a maior Igreja da cidade e foi construída entre 1311-1484. Para visitar o interior da igreja é preciso pagar uma entrada.

Depois fomos para a Marktplatz, é ai que fica uma das construções mais importantes da cidade medieval, a Ratstrinkstube, uma taverna do conselho regional. Na fachada desse prédio fica um relógio que foi instalado em 1683. Desde 1910, a cada hora cheia, bate para lembrar o episódio da lenda que contei anteriormente que livrou a cidade da total destruição.

E é nessa mesma praça que fica a Rathaus (prefeitura). A parte da construção gótica, tem uma torre construída entre 1250 e 1400, Você pode subir para ter uma visão geral da cidade.

Depois fomos conhecer os muros que cercam a cidade. Os muros foram construídos por volta do século 13. Eles estão super conservados e é possível fazer um tour pelos muros para ter uma idéia de como funcionava na época. Durante o caminho você vai encontrar vários nomes gravados na parede, esses nomes são das pessoas que financiaram a reconstrução do muro, após a destruição de uma parte dele durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas acho que o lugar mais bonito para mim foi o Burggarten (jardim do castelo). A vista que se tem do vale, o jardim, o clima…tudo é muito bonito. Nós fomos no início do outono, então as folhas das árvores estavam coloridas, com vários tons de amarelo…realmente um lugar único!!!

E durante todo o passeio, nós passamos por muitas casas bem antigas, lojas de brinquedos ou de artigos típicos, pequenos hotéis, restaurantes e muitas confeitarias. Foi difícil de resistir as guloseimas!!! Nós experimentamos uma delícia típica da região: o schneeballen. O doce é feito de massa frita, tem o formato de uma bola e é coberto por açúcar, canela ou chocolate. Vale a pena!!!

A cidade ainda tem alguns museus, nós não tivemos tempo para visitá-los. Mas para mais informações, segue o site da cidade: www.rothenburg.de. No site você vai encontrar todos os museus, e não se preocupe que o site tem a versão em inglês.

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Rothenburg ob der Tauber

  1. Luisa disse:

    Oi beth, estarei indo com meus pais e minha irma para alemanha em dezembro…vamos ter 2 bases: munique e frankfurt. O que acha melhor de munique para frankfurt? rota romantica ou floresta negra nesta epoca? Fazer tudo isso de carro ou de trem? e entre munique e frankfurt, carro, trem ou aviao???

    Desculpe te pedir esta consultoria mas mostrou q sabe do assunto e to perdidaaaa heheh

    Obrigada, bjo!!!

  2. Sandra Alemar disse:

    Oi, Fabiana. Estou amando seu blog…estou lendo absolutamente TODAS as postagens…:) Meu marido é alemão e apesar de vivermos bem longe da Alemanha – vivemos em um veleiro que agora está na República Dominicana – nesse momento estamos em Bad Neuenahr Ahrweiler, perto de Bonn. Estou lendo seus posts e comentando com ele as coisas que estou aprendendo com vc…bem legal! E eu falei agora sobre Rotenburg ob der Tauber e ele me falou outra curiosidade sobre essa cidade. Ele disse que ali acontece a maior e mais bonita feira de Natal da Alemanha, Weihnachtsmarkt. É mais um bom motivo pra ir conhecê-la 😉
    Muito obrigada por essas aulas gratuitas de cultura! Muito amor, saúde e paz pra vc e seu marido. Sandra Alemar

    • Oi Sandra,
      Ficou feliz em saber que está gostando do blog!!! Muito obrigada!!!
      Nossa que vida interessante…deve ser bem legal hein!
      Isso é verdade, eu nunca fui na feira de natal de Rotenburg, mas é bem famosa mesmo. Deve ser lindo!!!
      Tudo de bom para vc e seu marido também viu.
      Muito obrigada pela visita e mensagem no blog.
      Abs

  3. beth disse:

    Ola!!!Mais uma perguntinha!!!Vamos alugar um carro de Munique em 13/11.Entao gostaria de saber a partir de quando temos que usar pneus de inverno?Ou se nao e obrigatorio nesse periodo,pois nao vai estar nevando(espero rss).Obrigado Beth

    • Oi Beth,
      Fique tranqüila que no dia que for buscar o carro, ele já estará com o pneu adequado para a época! Você não vai precisar se preocupar com isso…muitas vezes os carros alugados já vem com um pneu misto (que serve para todas as estações do ano, inclusive para o inverno). A empresa que vai alugar o carro é que deve se preocupar com isso, e não vc!!! Abs

  4. beth disse:

    Desculpe a demora,mas estava viajando no feriado brasileiro!!Segui seu conselho e ja reservei um hotel!!Melhor nao ter que ficar procurando!!Obrigado Beth

  5. beth disse:

    Seu blog e otimo!!E vou aproveitar pra tirar dudidas rss.Estou indo pra Alemanha em novembro e vou passar por Koblenz e Mainz no dia 20 e 21.Ainda nao decidi onde dormir!!Mas,tive informaçoes que os castelos e restaurantes estarao fechados nessa epoca!!!!E verdade??Obrigado Beth

    • Oi Beth,
      Obrigada!!! Agora sobre a sua dúvida, eu olhei no calendário e vi que não tem nenhum feriado neste período aqui em Mainz ou em Koblenz, portanto acho que tudo estará aberto.
      Se puder te ajudar em mais alguma coisa, me avise.
      Abs

      • beth disse:

        Voce e baiana??/Acho que sim pelo afff!!A minha nora que esta indo comigo tambem e de Salvador!!E obrigado pela resposta!!Com certeza vou perguntar mais!!bj Beth

      • Oi Beth,
        Não sou baiana não. Sou de São Paulo…sinceramente não sei porque tenho essa mania rs!!!
        Quando precisar é só avisar…
        bjo

      • beth disse:

        Como vc tem uma boa vontade enorme,vou amolar mais um pouco!!!Estaremos passando por Koblenz/Mainz no dia 20 de novembro.Nao reservei hotel ainda pois minha ideia era deixar pra escolher em qual cidade dormir na hora.Ficaremos 20 e 21!!Vc poderia me dar umas dicas,tipo onde e melhor dormir,hoteis nao muito caros,passeios,.Alias vou imprimir seu blog e levar rss.E tambem se e melhor ja reservar o hotel daqui???Todos os outros do roteiro ja estao reservados!Seremos 4 pessoas.Eu/marido/filho e nora.Obrigado Beth

      • Oi Beth,
        Desculpe a demora na resposta.
        Publiquei um post com alguns pontos turísticos da cidade de Mainz, acho que vai te ajudar…até a sua viagem vou publicar mais!!!
        Sobre hoteis aqui em Mainz, acho que o mais em conta e com uma qualidade conhecida é o Ibis. A localização dele é boa e o quarto é conhecido, por ser de uma rede de hotel. Existe outro também que se chama Mainzer Hof, não conheço o hotel, mas vi pelo booking.com que é em conta e que os pontos negativos não são tão graves assim…entra lá e dá uma olhada!!! Sei lá, eu sou mais preocupada, acho que fecharia o hotel antes, assim evita qualquer aborrecimento, mas ai a decisão é sua. Ao redor de Mainz existem empresas grandes e internacionais, e por isso as vezes os hotéis da cidade ficam lotados. Além desses dois, existem 2 hotéis Hilton e um Novotel, mas o preço já é um pouco mais elevado. Espero ter ajudado! abs, Fabiana.

Deixe um comentário

