Riesling!!!

Hoje resolvi falar sobre o principal vinho da região, o Riesling!!! Não sou nenhuma especialista em vinhos, mas adoro a combinação: boa comida + bom vinho!!! Aliás quem não gosta?

Ele é o meu vinho predileto aqui na Alemanha. Eu já tinha tido a oportunidade de degustar esse vinho em São Paulo. Gostei desde a primeira taça!!! A parte boa de tomá-lo na região onde é produzido, é o preço. Aqui pago, em geral, no máximo 8 euros em uma garrafa de Riesling no supermercado. Já em São Paulo, o sofrimento é de, no mínimo, uns 60 reais. Um absurdo!!!

O Riesling é uma casta eclética, produz desde vinhos secos, semi-doces até os extremamente doces. A uva pode ser atacada pelo fungo “Botrytis cinerea” (para quem não conhece sobre este fungo e quer entender melhor, entre neste link) ou ser colhida congelada (conhecido como Eiswein), em ambos os casos, origina deliciosos vinhos de sobremesa.

Inicialmente achei que essa uva era cultivada somente na Alemanha, mas estava errada….ela é cultivada em muitos lugares do mundo. As principais regiões são:

– Alemanha – produz os melhores exemplares do mundo. Seus vinhos podem ir dos extra-secos aos completamente doces com nível alcoólica mais baixo. Existem muitas sub-regiões importantes, quase todas acompanham a divisa com a França, as melhores são: Mosel, Ahr, Rheingau, Nahe, Rheihessen e Pfalz;
– França, Alsácia – é a segunda melhor região produtora do mundo. Seus vinhos possuem um estilo mais encorpado, seco e alcoólico. Também produz excelentes vinhos doces que podem ter sidos atacados ou não pelo fungo “Botrytis cinerea”.
– Áustria – as melhores sub-regiões chamam-se Wachau, Kremstal e Kamptal. A grande maioria dos seus vinhos tem um estilo seco.
– Austrália – seus vinhos possuem um estilo próprio, apresentando aromas de lima, mel, torradas e querosene sem passar por madeira alguma. A melhor sub-região é Claire Valley, seguida de Eden Valley e Barossa;
– Canadá – na província de Ontario se produz alguns dos melhores vinhos de gelo (eiswien ou icewine) do mundo.

Pelo que li a respeito existe também esse tipo de uva no Brasil e na Itália, mas possuem uma qualidade muito inferior em relação aos demais.

De qualquer forma pesquisei, e descobri que existe uma classificação que mostra a qualidade do Riesling, todas as informações abaixo você encontra no rótulo do vinho. De acordo com essa classificação:

Os mais simples são os do tipo Tafelwein (vinho de mesa).

Numa categoria intermediária, os ”vinhos de qualidade”, (Qualitätswein bestimmter Anbaugebiete, ou Q.b.A.). Qualidade irregular, com altos e baixos.

Os melhores são os vinhos com qualidades especiais (Qualitätsweine mit Predikat, ou Q.m.P). Essa categoria é dividida em:

Kabinett, equivalente a um reserva, o mais leve

Spätlese, feitos com uvas apanhadas tardiamente

Auslese, uvas escolhidas cuidadosamente no pé

Beerenauslese, escolhidas bago a bago

Trockenbeerenauslese, só uvas superdoces, atacadas pela Botritis cinerea

Eiswein, uvas apanhadas congeladas.

Agora que já falei um pouquinho sobre a uva e a produção. Vamos para a história…pelo que entendi, as verdadeiras origens do Riesling ainda permanecem um mistério, mas vou colocar aqui algumas histórias sobre quando e onde essa uva foi descoberta….

Existem muitos “primeiro documento” que mencionam a uva. Alguns historiadores acreditam que o rei Luís, o Germânico (843-876) foi o primeiro a ter as uvas Riesling plantadas ao longo do rio Reno. Em um outro “primeiro” documento, em que a uva é mencionada, tem data de 13 de Março de 1435 e é da adega de um mosteiro de Eberbach / Rheingau. Mas em 1392, os monges da região do Rheingau já cultivavam variedades de vinho branco em vinhedos que haviam sido plantadas predominantemente uvas de vinho tinto. Por isso, supõe-se que o Riesling já fez parte dessa transição.

São muitas histórias, vai saber qual é verdade….

Como estou morando bem perto da região que essa uva é cultivada, de vez em quando acontecem alguns Festivais de Vinho, onde vários produtores montam seu quiosque e vendem os vinhos em taças ou garrafas!!! Se quiser saber mais sobre esses festivais, acesse: Primeiro Festival de Vinho!!! e Mais um Festival de Vinho!!!

Fonte: http://www.guiadovinho.com.br, www.carloscabral.com.br
Anúncios

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Comida Típica, Dia-a-dia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Riesling!!!

  1. Bruna disse:

    Oi Fabiana,
    Realmente os vinhos feitos com essa uva são muitos bons. Eu tbm não entendo muito de vinhos, mas esses dias atras provei um desses que é feito com a colheita tardia e com as uvas ainda congeladas da primeira geada e gostei bastante. Bem docinho. Me deu vontande de tomar a garrafa toda sozinha heeheheh
    Interessante esse seu post, pq a gente sempre tem impressão que a Alemanha é só cerveja e não é nÃo. Vou tentar provar um vinho alemão.. assim como farei o mesmo na Áustria! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s