Junto ou separado?

Aqui na Alemanha o garçom sempre faz uma pergunta na hora de trazer a conta em um restaurante,” Zusammen oder Getrennt?” (junto ou separado?). Isso porque quando os alemães saem com amigos dividem a conta. Você deve estar pensando, bom até aí nada de diferente, né? Vou explicar, eles não dividem como a gente, o total da conta pelo número de pessoas, aqui cada um paga exatamente o que consumiu. Eu sei que às vezes é mais justo cada um pagar o seu, mas mesmo assim eu acho uma situação mesquinha, sei lá! Fora que se ainda fosse com comanda individual, mas não! A conta é uma só e dai cada um vai falando o que consumiu para o garçom fazer a conta, fica uma confusão tremenda!!!

Normalmente nós saímos para comer com amigos brasileiros, então acabamos rachando a conta como fazíamos no Brasil, e nossa! Isso confunde demais a cabeça dos alemães. Eles chegam com a conta, e não entendem nada, tem alguns que ficam até meio nervosos por não entender o que acontece!!!

E isso não é só com a conta não, acontece com a comida também! Normalmente quando pedimos pratos para serem divididos com mais de uma pessoa, o garçom fica meio sem entender, e não entende mesmo, porque vem o prato e só dai é que temos que pedir mais pratos para podermos dividir….E pasme! Em alguns lugares eles cobram uma taxa pelo prato extra….não é muito, mas mesmo assim acho um absurdo!!!

Para mim isso é cultural mesmo, eles são super lógicos e organizados (e acho que por isso a Alemanha é um super país), e quando precisam ser flexíveis, sair um pouco do planejado, eles ficam meio perdidos, não têm jogo de cintura (coisa que o brasileiro tem até demais). Não tem certo, nem errado!!! Acho que o ideal seria um pouco das 2 culturas, nem muito organizado, nem muito “jeitinho brasileiro”.

E você o que acha?

Anúncios

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Junto ou separado?

  1. Mary disse:

    Concordo!! Quem sabe sugerir ao dono do Restaurante!! ou já ao fazer o pedido falar q. cada 1 pagará o seu!! Bjs!

  2. sylvia disse:

    Ah, Fabi, gosto das coisas bem organizadas. E aqui quase sempre tem um “engraçadinho” que gosta de dar um “migué” na hora de pagar a conta. Bjs

    • Concordo com vc Syl!
      Mas seria melhor se essa divisão fosse mais organizada….
      bjo

      • Mary disse:

        Oi eu acho muito correto, no Brasil o mau hábito de um pagar as contas dos outros é considerado normal, mas é injusto e muitas vezes desonesto!! é o caso do rateiro das despesas em condomínio por ex. Moramos em condomínio, pela ausência do estado quanto a segurançá pública e etc. mas aí se vc. mora só ou em 2, paga as despesas de àgua, limpeza de àreas comuns, lixo etc. dos que moram em 4,5 ou mais, e muitos q. nem pagam a taxa condominial, e como a justiça ñ funciona… isto é Desonesto!! Em todos os países organizados cada 1 paga csuas contas, Inglatera, Canadá etc.

      • Oi, Mary,
        Eu concordo com você!!! O único problema é que com o sistema que eles utilizam, quando tem uma mesa de 10 pessoas fica muito demorado! Se eles fizessem com comanda separada seria bem melhor!!!
        bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s