O cliente sempre tem razão! Será?

Desde que comecei a morar na Alemanha, optei por lavar e passar as camisas do meu marido em uma lavanderia. Neste período fui cliente de 3 lavanderias. A primeira era a que tinha o serviço melhor, mas como mudamos de casa, ficou um pouco longe para continuar sendo cliente. Dai mudei para a segunda, achei o serviço bem mais ou menos, até que vi que na mesma rua tinha uma lavanderia que cobrava somente 1 euro para lavar e passar uma camisa, resolvi testar!!! Achei o serviço igual a anterior, mais ou menos, só que era bem mais barato, por isso continuei levando lá, já que não tinha algo melhor na região! (pelo menos ainda não encontrei)

No inicio achei estranho, e para falar a verdade ainda acho, o preço dessa lavanderia ser tão baixo, mas descobri que ela faz parte de uma rede de lavanderias, tem em vários lugares da Alemanha, por isso não me preocupei tanto com o que poderia acontecer.

Até que na semana passada, levei algumas camisas para a lavanderia, e aproveitei para pegar as que estavam prontas. Tudo isso eu faço a pé, porque a loja é bem pertinho de casa. Sempre quando deixo as camisas a moça me entrega o comprovante para retirá-las quando estiverem prontas. Coloquei ele no bolso de trás da calça e fui para casa.

Chegando em casa, arrumei as camisas no armário, liguei e televisão e fui pegar o comprovante na calça para guardar e não perder….e foi aí que tive a surpresa, o comprovante não estava mais no bolso da calça. Procurei em tudo, revirei a calça, olhei embaixo da cama, tudo!!! Mas nada do comprovante….

Resolvi fazer o mesmo caminho de casa para a lavanderia para ver se encontrava o comprovante na rua, mas nada!!! Chegando na lavanderia, comentei que tinha perdido o papel e se não dava para ela emitir outro, já que fazia uns 20 minutos que tinha deixado as camisas. Ela começou a falar, não entendi, dai ela tentou falar em inglês…e começamos a nos entender um pouco. A conversa era uma mistura de alemão com inglês, nossa…um show de horror!!! O meu nível de alemão era o mesmo nível do inglês da moça kkk.

Ela já foi falando que não dava para emitir, que teria que voltar no dia que as camisas estivessem prontas, pagar 5 euros para aí ela ir procurar minhas camisas, acredita? Achei um absurdo, já que minhas camisas estavam ali, fácil, fácil….mas lógico que ela queria ganhar um dinheirinho, então para que procurar na hora? Continuei falando que não que tinha acabado de deixar lá e que provavelmente estava fácil de pegar. Até que ela me levou para o fundo da loja e me mostrou um saco cheio de camisas, disse que elas estavam ali e que ela queria saber qual era a solução que eu tinha na cabeça. Dai eu disse: Abrir e procurar, ué!!! Ela deu risada e disse que tinha que trabalhar, e que fui eu que perdi o papel, por isso o problema era meu e não dela!!! Nessa hora eu quase voei no pescoço dela, que absurdo!!!!

Disse que o problema era dela também, já que minhas camisas estavam na loja e que ela não queria me devolver….logo ela quis fechar a loja, acredita? Só para me tirar lá de dentro. Mas alguns clientes chegaram, e ela não conseguiu fechar!!! Acho que ela percebeu que eu não desistiria tão fácil, procurou a via do comprovante que fica com ela, procurou pela nomeração e horário,  disse que achava que era aquele papel e que pediria para quem fosse buscar para assinar e mostrar a identidade, assim não correria o risco de uma pessoa encontrar o papel e ir buscar as camisas antes que eu…

Percebi que esse era o máximo que conseguiria, e fui embora!!! Mas como eu fui educada o tempo todo, o mundo foi justo comigo, e voltando para casa encontrei o comprovante em um canto da rua! Ah ganhei o meu dia….

Voltei no dia que as camisas estavam prontas, achei que ela nem lembraria de mim, mas lembrou e ficou bem brava que eu tinha encontrado papel, pois ela perdeu a oportunidade de ganhar os 5 euros dela…decidi que nunca mais volto nessa loja!!!! Já que já lavo e passo as outras roupas, decidi incluir as camisas no bolo também. Eu coloquei um post sobre as diferenças de lavar e passar roupa aqui na Alemanha, se quiser ler acesse.

Essa foi a primeira vez que esse tipo de coisa acontece comigo aqui na Alemanha. Mas no geral, o serviço, o atendimento ao cliente é bem fraco aqui! Na minha opinião isso acontece porque aqui os funcionários tem uma certa estabilidade no emprego. Eu fiquei sabendo que para você conseguir mandar uma pessoa embora, você tem que fazer um dossiê comprovando direitinho que o desempenho daquela pessoa é baixo, e isso muitas vezes demora demais, e não significa que você vá conseguir….e com isso o pessoal não fica muito preocupado em ser simpático.

Eu vejo que só em restaurante que o serviço é melhor!!! E por 2 motivos, ou o restaurante é familiar, e muitas vezes é a própria família que trabalha, e entende que atender bem o cliente é fundamental para o sucesso do negócio. E o outro, é que o garçom tem a chance de ganhar um dinheirinho a mais com a caixinha que o cliente deixa pelo atendimento.

Por isso nessa questão sobre atendimento ao cliente o Brasil está muito na frente da Alemanha. Lógico que ainda temos muito para melhorar, mas já é um começo!!!

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O cliente sempre tem razão! Será?

  1. Anabela disse:

    Estou a ler o blog e estou a adorar! vou passar as férias de natal em frankfurt e queria saber mais sobre alemanha.. estou a adorar as suas histórias! boa sorte 🙂

  2. Poxa, que blog legal!
    Sou apaixonada pela Alemanha e encontrei este post no Bazucas no Mundo. Amei!
    Histórias interessantíssimas!

Deixe um comentário

