Casas para alugar na Alemanha

Logo que mudei para a Alemanha escrevi um post sobre meu novo lar, como foi o processo de procura do apartamento e a mudança. Mas como tive a ajuda de uma consultoria no processo de procura, acabei não dando muitas dicas, mas agora um pouquinho mais de tempo morando aqui aprendi algumas coisas interessantes para quem precisar alugar uma casa por aqui por conta própria.

Apesar da ajuda da consultoria, nós também chegamos a procurar casas em 2 sites especializados nisso, são eles: www.immobilienscout24.de/ e o www.immowelt.de/. Não foi fácil fazer essa procura nesses sites, por 2 motivos: o site todo é em alemão e existem muitas siglas que significam coisas importantes na característica da casa. E além disso tudo, a procura é maior do que a oferta.

A cidade onde moramos é universitária, e por isso vive lotada, sai um estudante, existem mais 10 procurando um lugar para morar….muitas vezes não é a gente que escolhe o lugar onde queremos morar, é o proprietário que escolhe quem vai morar na casa que ele está alugando, de tanta gente que fica interessada!!! Foi o que aconteceu comigo….o proprietário estava em dúvida entre a gente e um universitário. Ficamos preocupados, porque o universitário queria fazer um contrato mais longo do que a gente, e isso poderia fazer que ele conseguisse ser escolhido, afinal de contas o proprietário tem interesse de deixar a casa alugada o maior tempo possível, mas não sei o que aconteceu, nós conseguimos!!! Ufa!!!

Bom mas voltando para as siglas, vou falar sobre os mais comuns e básicos que aprendi na minha aula de alemão. Segue:

Sigla – Significado em Alemão – Tradução

Zi-Whg – Zimmer-Wohnung – Quarto/Ambiente

Möbl. – Möbliert – Mobiliado

Wfl. – Wohnfläche – Área útil

BaWa – Badewanne – Banheira

Bad mit Du. – Bad mit dusche – Banheiro com ducha

BLK – Balkon – Varanda

NK – Nebenkosten – Custos adicionais

KT – Kaution – Caução

MM – Monatsmiete – Aluguel mensal

Tfg-Stpl – Tiefgaragenstellplatz – Garagem subterrânea

Wakü – Waschküche – Lavanderia

Outro ponto diferente é a forma que eles colocam o número de ambientes que a casa possui. No Brasil colocamos o número de quartos, depois falamos da sala, cozinha e banheiros. Aqui eles colocam o número total de ambientes, por exemplo, se você procurar no site uma casa com 3 zimmer-wohnung, você vai encontrar casas com 2 quartos, 1 sala, já a cozinha e o banheiro ficam fora dessa conta.

Você vai encontrar ofertas de casas mobiliadas e sem mobilia. E é muito comum encontrar casas sem mobília que não tem nada, mas nada mesmo, não tem cozinha, armário embutido, lustre, cortina, nada! E apesar de já ter dito que aqui na Alemanha tem uma loja que se chama Ikea, onde tem tudo mais baratinho, a cozinha não é muito barata!!! É muito mais barata do que no Brasil, mas ainda sim, é cara!!!

O custo do aluguel é chamado de kaltmiete, e os custos adicionais, como por exemplo o aquecimento e a água, chama nebenkosten. Às vezes esses 2 custos já aparecem somados no anúncio, dai ele aparecerá como warmmiete. Muitas vezes quando o apartamento possui garagem, o custo fica à parte, é adicional ao aluguel. Isso acontece porque às vezes o inquilino não possui automóvel, e ai o proprietário pode alugar a garagem para uma outra pessoa.

Depois de ter todo o trabalho de encontrar a casa ideal, e ter a sorte de ser escolhido pelo proprietário, começa a parte mais chata, a de pagar!!! Aqui na Alemanha você tem que pagar o aluguel adiantado, tem que pagar também um “caução” que é em média 3 meses de aluguel e também tem que pagar a taxa da imobiliária. É, é isso aí, aqui quem paga a imobiliária é o inquilino, e não o proprietário, dá para acreditar??? E como a procura é alta, muitas vezes a imobiliária não tem trabalho nenhum para encontrar pessoas interessadas, dai recebe a taxa sem precisar suar a camisa. Bom em resumo, é preciso ter um bom dinheiro separado para pagar esse bolo de contas….

Bom, foi isso que vive e aprendi com essa mudança para cá…se por um acaso alguém que já viveu isso lembrar de mais alguma coisa que eu não coloquei aqui e quiser comentar…é sempre bem vindo!!!

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia, Moradia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

76 respostas para Casas para alugar na Alemanha

  1. terezinha disse:

    Também estamos procurando um apartamento em Hamburgo para um casal que vai esse mes pra lá para trabalhar. Se alguém souber.

  2. Meury Wilson disse:

    Olá Esto Viagando Pra , Alemanhã

    Com Ha Minha Irmã .
    Queria Comprar Uma Casa Com Dois Quartos Com muita Urgençia

    Hã Um Preço Mas Baicho

    Tem Alguém AQui pra me Ajudar

  3. Kelly disse:

    Preciso que me tirem uma dúvida, as casas são vendidas/alugadas sem banheiro e cozinha? Ou o banheiro e cozinha tem em todas e por isso não entra na conta?

  4. Luis Miguel Sousa disse:

    Sou portugues estou na alemanha em koln a procura de quarto ou casa para alugar ou partilhar tenho boas referencias meu contacto 015773262818 miguel

  5. Fernanda Ribeiro disse:

    Ola estou na Alemanha e preciso de arranjar casa com urgência o mais rápido possível precisava com 2 quartos
    Alguem me pode ajudar

  6. leisi disse:

    Olá, pretendo ir morar na Alemanha em 2015, sou cabeleireira gostaria de saber se como funciona os salões de beleza em Berlin, e como não falo outra lingua a não ser Brasileira seria difícil eu conseguir um emprego? E escolas como funcionam existe alguma escola Brasileira? Por q tenho tenho um filho de Oito anos, então estou preocupada com a adaptação sendo que ele também não fala outro idioma. Queria saber também quanto mais ou menos terei q levar de dinheiro sendo que alugaria um ap a princípio em Berlin. Grata

  7. sofia correia disse:

    ola boa noite tudo bem? espero que algum AMIGO ME possa ajudar o meu marido esta a trabalhar na alemanha e esta a pensar em alugar uma casa perto do trabalho ele trabalha 85276 pfaffaenhofen e queriamos arranjar casa ai mas nao sabemos como fazer se ouver alguem que nos podesse ajudar agradecia

  8. Saullo disse:

    Olá estou morando em stuttgart desde de agosto para a realizacao de um estagio e encontrei quarto apenas para dois meses, estou ficando nervoso pois nao estou encontrando quarto e o onde estou vai expirar o contrato em setembro.
    teria alguma dica sabe de algo que eu possa fazer? conhece alguém ?

  9. juliana curval disse:

    ola boa noite vim para a Alemanha à mais o menos um mes ja tenho trabalho fixo so queria uma ajuda se possivel em arranjar casa porque vim para casa de um irmão mas as coisas nao são como a mulher dele diz já anda-mos com alguns problemas gostaria de arranjar casa para casal com filhos nao muito cara obrigado ps na zona de douz

  10. Danilo Jefferson disse:

    Ola Boa tarde, Minha mae mora na Alemanha proximo a munique.
    Nao desejo morar com ela pois preciso estudar, ela mora em uma cidade pequena.
    Desejo morar em uma cidade grande. de preferencia com algum brasileiro ou portugues.
    Gostaria da ajuda de alguem.

    Obrigado

    Danilo Jefferson

  11. Eugen disse:

    Fabi uma pequena dica que pode ajudar os colegas na busca dos imóveis na web nos sites sugeridos no seu blog (q. são os 2 melhores realmente), seria ir pelo google digitar em pesquisar os sites e quando ele gerar o resultado clicar no link de tradução do respectivo site. Apesar de pequenos bugs do google facilita bastante na busca em Inglês para os iniciantes de WEB.DE :)
    E parabens pela iniciativa do blog!
    Tschuss :)
    mfG,
    Eugen

  12. Annette disse:

    Ola Pessoas lindas!!!
    Como nao poderia deixar de ser eu tb estou indo morar em hamburgo. Alguem saberia me informar sobre os preços de alugueis por la…. Eu ja estou morando em Portugal, mas, como a crise por aqui esta terrivel, resolvi procurar na Alemanha. Se alguem puder me ajudar em mais algumas dica, agradeço. Adorei este blog. bjs

  13. Luiz Fernando disse:

    Muito legal seu Blog Fabiana, parabéns !!
    Moro em Porto Alegre e estou indo para Frankfurt passar 90 dias com minha irmã, que mora lá.
    Ela se sente muito sozinha e vai usar estes 90 dias pra me “convencer” a ficar na Alemanha morando na casa dela e do seu marido, que é alemão. rsrsrs
    Estou bem ansioso. Já vi preços de automóveis, motos (sou apaixonado por motos), imóveis e eletrodomésticos e me surpreendi com os preços acessíveis que existem por aí. Me parece que se vive realmente com mais dignidade e se paga preço bom por produtos bem melhores.
    Minha impressão está correta?

    Abraços.
    Luiz Fernando.

    • Oi Luiz Fernando,
      Olha que eu acho que ela vai conseguir te convencer rs!
      Sua impressão não está errada. Os preços são justos!!! Lógico que também tem coisa cara, mas no geral é tudo muito justo.
      Espero que você goste!!!
      Boa sorte.
      abs

  14. grazielle. disse:

    olá queridos(a) boa tarde!meu nome e Grazielle tenho 33 nos ,sou casada e mãe de quatro filhos gostaria muito q algúem podesse me ajudar,estou desisperada , me mudo para alemanhã dia dez do proximo mês a procura de trabalho, ñ aguento mais o BRASIL, meu PAIS q literalmente amo, mas q realmente, ñ se da pra conseguir nada digo nada vergonha esses nossos politicos… entaão resolvir lutar por uma futuro melhor para os meus filhos ai na alemanhã, alguem pode me indicar trabalho ex: faxina ,babá, passadeira ,cozinheira forno e fogão,empregada domestica,ajudante de cozinha estou aberta as vagas acima,pois e tudo q sei fazer e muito bem feito…SE alguem poder me ajudar ,ate mesmo c uma indicação de aluguel agradeço muito.. tenho quatro filhos estou deixando eles no Brasil,sendo criados pela minhã mãe estou abrindo mão de viver c as pessoas q mais amo nesse mundo e q são tudo pra min,para q possa dar uma vida decente para eles ,estudo decente e educação nesseçaria,então por favor pense com carinho em min,e me ajude por favos.. Obrigado a todos q doaram um pouco do seu tempo para lerem esse post…

  15. Tatiana disse:

    Adorei o blog, Lorena quanto é a taxa de imobiliária (mais ou menos) , sabe? Se soubesse da imobillien scout24 era perfeito. :) obrigado beijos

  16. Roberto Faria disse:

    Olá Fabiana,
    Gostei muito do “glossário” da expressões em alemão que você apresentou.
    O que eu gostaria de saber é como eles se referem à aluguel por temporada, como existe nas cidades turisticas do Brasil. Gostaria de passar um período de 3 meses e alugar um apartamento seria o melhor..
    Grato,

  17. Mamadu Silá disse:

    Estou aqui em Munchen a 5 meses e trabalhar com contrato e estou desesperado porque nao consigo um quarto ou parte de casa para morrar ,ja que queria a minha esposa ao pé de mim.Como pode ajudar para alugar um quarto.

  18. procuro partilhar casa com alguem ou quarto para alugar trabalho em kolonia estou desesperado se me poderen ajudar se souberen de alguen 0157732621818 miguel

  19. sou portugues estou em koloia a trabalhar prokuro casa ou quarto para alugar 015773262818

  20. se alguem souber de uam casa em stuttgart para alugar posten aki…obrigado

  21. Douglas disse:

    Hallo! Wie Geht’s?
    Bem, em primeiro lugar muito obrigado pela rápido retorno, já consegui me situar um pouco, não são muitos os blogs que esclarecem sobre as viagens para a Europa. Por acaso você sabe me dizer se em alguma parte da Alemanha fala-se o Hunsrückisch? Esse é o dialeto alemão pronunciado no PR, SC e RS, é também chamado de baixo-alemão, uma conhecida me falou que no sudoeste (cidades de Simmern, Helderbeg) fala-se esse dialeto, o que já me facilitaria e muuuuuuuuuuito, pois consigo falar, ler e entender (menos escrever). Eu pensei que nessa condição eu poderia inclusive aperfeiçoar o alto-alemão (o alemão oficial) já estando na Alemanha.
    E o clima lá no inverno, é ruim demais? E o verão se parece em alguma coisa com o nosso?
    Tschüss, bis Denne!

    • Oi Douglas,
      Sehr Gut!!! Und dir? kkkk
      Sinceramente não sei te informar onde falam esse dialeto. Como só falo (tento rs) Alemão, fica difícil saber se existe algum dialeto nos lugares que eu vou.
      Sobre o clima, acho que tudo depende de como você encara!!! Eu não me incomodo muito, até porque dentro de casa e dos outros lugares é quente, então só na hora de sair na rua que você tem que sair mais preparado. Eu digo para meus amigos que passo mais frio no Brasil do que aqui rs. O que eu acho ruim no inverno é que amanhece tarde, por volta das 9hrs da manhã, e escurece cedo, por volta das 16hrs. Isso sim dá uma tristeza, o dia fica muito curto. Mas em compensação no verão fica claro até as 22hrs, é show!!!
      Abs

  22. Douglas disse:

    Olá Fabiana, muito interessante e objetivo o blog…
    Eu também pretendo ir morar na Alemanha por volta de agosto ou setembro de 2015, quando terminar minha faculdade, até lá quero aperfeiçoar meu deutsch, acredito que não será muito difícil porque eu já descendo de alemães e temos um dialeto aqui no sul do país, mas ainda sim a alemão de lá quando falado rapidamente confunde rsrsrs. Qual é a melhor condição para uma pessoa ir morar, trabalhar e estudar por lá, nem que seja por um ano? Fazendo intercâmbio ou indo morar normalmente como se muda de cidade? Tenho muitos vizinhos que já estiveram por lá e disseram ter gostado muito. E com empregos, é difícil achar um emprego bom por lá, no caso de estrangeiros?
    Desde já eu agradeço…

    • Oi Douglas,
      Fico feliz que tenha gostado do blog. Muito obrigada!!!
      Realmente o alemão não é uma língua muito fácil mas a gente consegue se virar rs.
      Olha ai vai depender do que você quer. Na minha opinião, fazendo intercâmbio você acaba tendo mais contato com os alemães e com a cultura, fora que querendo ou não você tem um suporte e imagino que o custo seja mais baixo (isso é só um “achismo” não tenho certeza). Já indo sozinho tudo fica mais complicado, você tem que resolver tudo sozinho, sem muita ajuda. Sobre emprego, como eu não trabalho aqui não tenho muita idéia, mas a grande barreira é a língua, para arrumar um emprego você precisa falar um alemão fluente. Acho que só esse fator já complica bastante.
      Espero ter respondido sas dúvidas, se quiser saber mais é só me escrever.
      Abs

  23. Paula Münt disse:

    Donnerwetter! Gente, eu sei que o desespero é grande, mas a blogueira não é corretora de imóveis rs rs rs… Fiquei sabendo que é necessário pagar uma taxa mensal de transmissão de sinal de TV e rádio em toda Alemanha (+/- 23 Euros), mesmo que o inquilino ou proprietário não tenha TV em casa. E tb outra tx para retirada de neve. Isso é fato?!?! Gostaria de saber se há pagamento de condomínio aos inquilinos.

    ÓTIMO BLOG!! Estou curtindo demais! Parabéns!!

    Aviso aos queridos desesperados: vai dar tudo certo! No Rio de Janeiro não é diferente da Alemanha. Me casei sem ter um apto próprio =( Comprava 2 jornais (JB e O Globo) de madrugada para visitar o imóvel bem cedinho. Já tinha fila de espera!! Como trabalhávamos e estudávamos , só tínhamos tempo nos fins de semana pra correr atrás, mas conseguimos. Passados dois meses, conseguimos o apto perfeito. Já no nordeste é mais tranquilo, mas a maioria aluga com o pagamento de 3 meses adiantado e não adianta chorar!!

    Aguardo informações e desde já agradeço. Estou preste a entrar no roll dos desesperados!!

    • Oi Paula,
      Obrigada pelo apoio rs!
      Sobre a taxa da retirada de neve eu não conheço, não pago por isso…mas moro em uma cidade que neva pouco e por esse motivo pode ser que na minha cidade essa taxa não exista. Sobre a taxa de TV e rádio é fato! Tem que pagar mesmo não tendo nenhum deles.
      O condominio normalmente está incluso no aluguel.
      Espero ter ajudado!
      Se precisar de mais alguma informação me avise.
      Fio feliz em saber que gostou do blog.
      Super obrigada!
      Abs

  24. oi fiquei na Alemanha 1 mês com trainne da mercedes benz não tive esse problema porque montadora já prontifico tudo mas adorei o pais volto em novembro ficarei três meses pretendo fica ai de vez assim espero

  25. Emanuel santos disse:

    Olá,eu estive em frankfurt e confirmo que isso da caução e mesmo os 3 meses.tanto para habitações como para negócios.gostava de perguntar se sabe se consigo algum apoio do estado alemão ao abrir ai um restaurante ?

  26. Claudia disse:

    Olá pessoal!
    ante de tudo valeu pelas dicas. Eu e meu marido estamos “penando” pra conseguir um ape em München!
    Me explica uma coisa, essa consultoria serve para estudantes desesperados também?
    Valeu!

  27. Gisleine Cressoni disse:

    Olá! Que consultoria te ajudou?

  28. Letícia disse:

    Boa noite! Gostaria de uma dica! Meu namorado e eu estamos indo morar em Mainz, na Alemanha. Você conhece alguma casa de estudante com custo baixo? Pode ser também em Frankfurt ou cidades vizinhas. Abraço e obrigada!

    • Oi Leticia,
      Infelizmente não posso te ajudar!
      Vocês farão universidade? Pois sei que dentro do campus da universidade de Mainz existem apartamentos para alugar. Provavelmente deve ser mais em conta, mas não tenho certeza.
      Abs

  29. Matheus Paulo disse:

    Queria te dar os Parabéns, por esse ótimo blog. É o melhor que já vi falando de um País europeu não por qualidades e tals.Mais porque você fala com humildade não com arrogância como a maioria dos outros, colocando a pessoa pra baixo e quase que fazendo ela desistir do sonho de se mudar de País. Parabéns……

  30. leda disse:

    Olha nao sei se eh de ajuda, mas em todas as cidades tem um jornal que sai 1 vez por semana, geralmente sempre no mesmo dia da semana e è gratis, sao deixados nas nossa caixa do correio ou entao na entrada de condominios eles se chaman WOCHENBLATT neles estao os anuncios de venda e aluguel de imoveis, compra e venda de carros usados e la se encontra os anuncios funebres, vc tb pode colocar o seu anuncio e por poucas linhas nao paga mais que 4 euros, enfim la se encontram anuncios de abertura de locais novos na city como tb as promocoes de super mercados, oferta de emprego etc.no seu caso deve existir Rhein Main wochenblatt ( ou procure no google por wochenblatt in Main ou o nome da sua city), existe tb a versao digital que vc pode acessar sem sair de casa. Pronto espero que tenha ajudado.

  31. Jaque disse:

    Vamos para Berlin por três meses, entre agosto e novembro.
    Gostaria de local um apartamento pequeno, onde possamos cozinhar.
    E, ainda que fosse na região de Friedrichshain.
    Tens alguma dica!
    Grata,
    Jaque

  32. Isabel Costa disse:

    Ola
    Precisava de saber s sabe d alguma casa para alugar aki em Stuttgart no mínimo de dois quartos.
    Espero k m possa ajudar e MT urgente.
    Obrigado e um BJ de
    Isabel costa

  33. miguel sousa disse:

    boas tardes sou português com emprego na Alemanha colónia mas estou com uma grande dificuldade em arranjar quarto ou compartilhar casa será que me pode ajudar

    • Olá Miguel,
      Infelizmente não consigo te ajudar.
      Os links que conheço para aluguel de imóvel na Alemanha, são os 2 que estão no post!!!
      Agora sobre dividir apartamento, eu não sei como funciona. Vejo que algumas pessoas utilizam o jornal para anunciar que querem alguém para dividir, ou colocam um anúncio nos quadros de avisos de academias, supermercados, etc! Tem que procurar…
      Abs

      • miguel sousa disse:

        ola Lorena
        sim eu sei mas a minha grande dificuldade e o falar ainda e muito básico porem não queria perder o emprego pois a proposta ainda esta de pé para o restaurante los flamengos no cento de colónia já tentei de tudo mas de momento estou em portugal de onde vim de troisdorf ou ate um quarto por favor se me poder ajudar pois as despesas serão pela ajuda da identidade patronal ass Miguel Sousa

      • Ola Miguel,
        Só para esclarecer meu nome é Fabiana. Lorena é a pessoa que deixou um comentário no post.
        Infelizmente não consigo te ajudar!!
        Não moro em Colônia, por isso fica mais difícil te ajudar…
        Desculpe!
        Abs

    • Priscila disse:

      oi tudo bem? voce ainda esta proucurando quarto para alugar?
      Meu amigo tem um apartamento em Colonia e esta a proucura de alguem para dividir.
      Ele tambem e portugues e uma otima pessoa.
      Me escreve se ainda tiver interesse.
      Priscila

  34. Lorena disse:

    Muito esclarecedor!
    Esse tanto de taxa pra pagar parece ser realmente de doer o bolso :/
    Você já ouviu falar se existe a possibilidade de não pagar o caução logo de cara? no meu caso, vou me mudar pra Alemanha a trabalho, ou seja, no início estarei “desprovida” de tantos euros assim rsrsrs

    • Oi Lorena, tudo bem?
      Sinceramente não sei se existe essa possibilidade de pagar posteriormente. No nosso caso não teve jeito!!! Mas acho que não tem uma regra geral, dai deve ser de negociação para negociação….
      Boa sorte!!!
      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s