Helsinki

O feriado de Páscoa aqui na Alemanha vai de sexta-feira até segunda-feira, é um pouco mais longo que no Brasil, e por isso aproveitamos para conhecer um lugar um pouco mais longe: Helsinki.

Ela é a capital da Finlândia, tem aproximadamente 600 mil habitantes, é a maior cidade do país. Helsinki foi considerada foi considerada a melhor cidade para morar, de acordo com a pesquisa da revista britânica Monocle, que publica anualmente uma pesquisa com as 25 melhores cidades do mundo de acordo com a qualidade de vida. Ela analisa diversos aspectos, tais como, taxas de criminalidade, qualidade do ar, os lugares onde morar, se é possível encontrar lojas abertas aos domingos, transportes públicos, etc.

Nós ficamos hospedados no Scandic Paasi Hotel, ele não fica no centro, mas fica bem perto e do lado do hotel tem muitas estações de bonde. Achamos os hotéis de lá bem caros, esse foi o que tinha um preço melhor.

A cidade é relativamente pequena, muito calma, tinha dias que quase não encontrávamos pessoas nas ruas (rs).  Brincadeira! Tinha gente na rua sim, mas bem pouco! E sempre cruzávamos com alguém caminhando com aqueles “sticks” de ski, sabe? Dizem que é a caminhada nórdica, mas na rua no meio da cidade? Mas pensei que se em abril ainda tinha muito gelo na rua, imagina no inverno? Com certeza esses sticks ajudam muito na hora de caminhar pela rua.

Helsinki

Em Helsinki todo mundo fala inglês, ainda bem, porque ninguém merece aquela língua, rs! O duro foi que, como estou morando na Alemanha, e por isso aprendendo alemão, a confusão mental foi incrível. Falo português com o meu marido, alemão na Alemanha e tive que mudar a chave para o inglês em Helsinki. O que eu falei de obrigado e desculpa em alemão rs….Mas o mais engraçado foi o meu marido pedindo chocolate quente em um café.

Ele tinha que pedir chocolate quente e um pedaço de bolo de chocolate. Fiquei na mesa que ficava perto do balcão, ele foi pedir para mim, e daqui a pouco escuto ele dizer: “One chocolate quente”, …….hã? Na hora achei que tinha entendido errado, imagina que ele teria falado em português em um café na Finlândia. Dai o cara foi e pegou um pedaço de bolo de chocolate. Vi que meu marido fez uma cara estranha, e dai pediu o chocolate quente em inglês. Foi com a cara dele de “mas não foi isso que pedi” que eu percebi que realmente ele tinha falado em português da primeira vez kkkkk….!!!! E por incrível que pareça deu certo!!! Acho que o garçom entendeu chocolate cake, foi ridícula a cena!!!

Aliás recomendo o chocolate quente de lá, muito bom! O café fica em frente da catedral Tuomiokirkko, se chama Café Engel.

Melhor chocolate quente!!!

Melhor chocolate quente!!!

Vou falar um pouco dos pontos turísticos que visitamos na cidade:

Nos começamos pela Praça do Senado, era o primeiro ponto que cruzamos saindo a pé do hotel. O que mais se destaca na praça é a Tuomiokirkko (catedral), é um prédio enorme e fica mais no alto, muito bonito. A catedral foi construída entre a830 e 1852 como tributo ao Nicolau I da Rússia. Além da catedral, a praça abriga outro prédios importantes, como: a Biblioteca central, a Universidade e o Conselho do Estado. Você encontra também diversos restaurantes, cafés e lojas de souvenir.

IMG_9203

Caminhando para esquerda, você vai encontrar a Catedral Uspenski, ela fica em frente ao porto. Ela foi projetada pelo arquiteto russo Alexey Gornostaev, mas começou a ser construída após a sua morte, em 1862-1868. Com suas cúpulas douradas e fachada de tijolos vermelhos, a igreja é um dos símbolos mais claros do impacto da Rússia sobre a história finlandesa. Infelizmente não conseguimos entrar para conhecer o interior da Catedral, mas dizem que é lindo demais.

IMG_9247

E durante essa caminhada até a catedral, passamos pelo porto e vimos que o mar estava congelado. Todos os barcos estavam presos e pessoas estavam caminhando pela água congelada. Não perdemos tempo e fomos lá também. No começo dá um pouquinho de medo, mas estava seguro! Foi bem legal…

Porto Helsinki

Voltando para a cidade, ainda no porto, cruzamos com o ponto de onde sai o ferry para a ilha de Suomenlinna, onde fica a fortaleza que desde 1997 é considerada Patrimônio da UNESCO. Você consegue comprar o ticket para o ferry em guichês eletrônicos no mesmo lugar do embarque. Não precisa escolher um horário fixo, é só ficar esperando o próximo ferry, eles chegam a cada 40 minutos.

Guichê

Lá na ilha tem um centro de informações turísticas, você consegue pegar o mapa do local e dicas sobre as atrações. Mas não tem erro, é só seguir as placas azuis que você percorre pelos principais pontos da ilha. Eu fiquei surpresa em saber que quase mil pessoas moram na ilha! Achei meio parada sem muito o que fazer, principalmente no frio, não deve dar coragem de sair de casa… O passeio é bem legal, achei o mais interessante da viagem toda, por isso não deixem de ir!!! Durante esse passeio pudemos ver as paisagens nórdicas que tinhamos em mente: mar, diversas ilhas, muito frio e gelo! É uma paisagem bem interessante que nunca tinha pensado em presenciar…

Helsinki

A caminho da ilha…olha quanto gelo no mar!!!

IMG_9283 IMG_9334 IMG_9361

A principal via comercial é a Mannerheimintie, com diversas lojas, restaurantes, acho que é a mais movimentada da cidade.

Outro ponto turístico que achei demais foi a Igreja Temppeliaukio, seu nome significa Igreja na Rocha. Ela foi projetada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, foi construída em 1969 com base em uma sólida rocha de granito. É tudo diferente de tudo que já tinha visto, fiquei um tempo olhando, apreciando, não conseguia parar de olhar. Conseguimos entrar na igreja, estava tendo uma missa, e por isso não conseguimos percorrer por todos os detalhes, mas já pudemos ter uma idéia de como a estrutura é fantástica!!

Igreja Helsinki

Parte externa

Helsinki

As pessoas podiam pegar uma mensagem….em várias línguas!!!

foto-3 foto-2

Agora vou falar um pouco dos restaurantes que jantamos. No primeiro dia fomos no restaurante Juttutupa, ele fica do lado do hotel onde ficamos, dá até para chegar nele sem sair do hotel. Eu recomendo só para quem se hospedar no hotel, ou ficar ali perto. A comida é gostosa, mas nada de especial. Como disse anteriormente achei caro!

Ah e tem uma coisa importante, a cozinha de praticamente todos os restaurantes fecha as 22hrs, por isso não vá comer muito tarde. E no caso do restaurante acima, ele fechava as 23hrs. Acredita que vimos o gerente do restaurante tentando expulsar um casal que ainda estava na metade do prato, achei um absurdo!!! Se eles aceitaram a entrada do casal às 21:50, agora tem que deixar eles acabarem de comer, não é? rs

No segundo dia fomos em um restaurante muito bom, se chama Gaijin. É um restaurante de comida asiática e drinks diferentes. Achei a comida muito boa, o ambiente bem descolado, só que caro, muito caro!!!

E por último fomos em um restaurante especializado em alho, chamado Kynsilaukka Garlic. Achei médio! A comida estava ok, mas achei que não tinha muitas opções, e não gostei muito do ambiente…

Para ir para o aeroporto nós pegamos um ônibus perto do hotel que estávamos, pagamos 5 euros cada um, muito mais barato do que pegar um taxi. Dá para pegar 2 ônibus, ou o 620 ou o 615. Peça um mapa das linhas de transporte da cidade, ou no hotel ou na central de informações, que dá para ver onde esses ônibus passam. A recepcionista do nosso hotel nos passou até os horários que ele passava ali perto.

Tiramos um dia para conhecer a cidade de Tallin, na Estônia, foi bem legal…vou contar no próximo post!

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Helsinki

  1. Edgard disse:

    Oi Fernando, tudo bem?
    Finalmente já estou em Mainz. Estou morando em frente ao Coface Arena. É provisório, a partir de maio estarei em outro lugar. Este prédio que estou é da universidade.
    Fiz algumam comprar para a casa em um mercado bem grande e fui a um restaurante chinês que gostei bastante, fica perto do mercado.
    Pode parecer estranho chegar na Alemanha e ir a um restaurante chinês, mas como fui convidade não recusei. Aliás, até agradeci, pois é uma ótima opção.
    Bom final de semana para vocÊ e seu marido.

    Edgard

    • Oi Edgard!
      Seja bem vindo!!!
      Conseguiu comprar o que você precisava?
      Ah aqui tem de tudo quanto é tipo de restaurante, o que menos como aqui é comida Alemã rs…
      Se precisar de alguma coisa me avise.
      Nos próximos dias não estarei aqui na cidade, mas vamos nos falando.
      Abs

  2. Noemi Melo disse:

    Comecei aler seu blog e amei. Eu já era fã da Alemanha, mas agora sou mais ainda! Estou escrevendo um romance e a cidade onde tudo acontece é Mainz, graças as suas ótimas explicações 🙂 Danke!

  3. Mari disse:

    Oii, comecei agora a ler o seu blog. E gostaria de saber porque vc foi morar na Alemanha ?
    Estou adorando seu blog. 😉

  4. Mariana disse:

    Ola tudo bem?

    Eu te entendo mt bem quando vc fala da confusão mental por causa da lingua rs
    Quando morei na alemanha nao sabia falar alemao mt bem e me virava no ingles, conforme o tempo ia passando eu comecei a esquecer o ingles, agora toda vez que vou falar em ingles eu meto uma palavra em alemão no meio kkkkkkkk
    qndo fui au pair na casa eu tinha q falar em portugues com as meninas e a mãe, mas no curso de alemao q tinha pessoas de todos os cantos do mundo era uma mistureba, minha amiga na epoca era do uruguai entao falavamos uma mistura de portugues, espanhol, ingles e alemao tudo junto kkkkkkkk

    M.d.a.: A possibilidade de conhecer diversas culturas e lugares sao um dos motivos por eu ter me encantado tanto com a Alemanha e de querer viver nesse pais, sem contar com a qualidade de vida e os custo dos impostos q sao menores ne rs

    beijos

    Dê uma passadinha no meu blog tb rs esta vazio pois criei a pouco tempo mas ficarei feliz com a sua visita

Deixe um comentário

