Mais uma diferença nas culturas

Logo que cheguei aqui na Alemanha uma amiga que mora aqui há algum tempo disse que, até abrir uma conta no banco, era melhor andar com um pouco de dinheiro no bolso pois nem todos os estabelecimentos aceitavam cartão de crédito. E realmente, logo percebi isso!!!

Aqui é mais comum pagar as coisas com dinheiro ou cartão de débito (o conhecido EC-karte), pouquíssimos lugares aceitam cartão de crédito, e parcelar aqui…nem pensar. Não sei se já disse anteriormente, mas quando compramos nossos móveis no Ikea, foi uma compra de grande valor, tivemos que pagar no cartão de débito, pois não aceita cartão de crédito. Ou seja, ou você tem o dinheiro, ou espera mais um pouco para comprar rs. Por isso preste atenção na hora de comprar em algum lugar, veja se aceita cartão de crédito, assim não corre o risco de fazer papelão…

A cultura do Alemão em relação o dinheiro é tão diferente da nossa que outro dia estava na minha aula de alemão, estávamos falando sobre o valor das moedas e tal, até que meu professor perguntou qual era a nota mais alta que tínhamos no Brasil. Falei que era a nota de 100 reais. Ele ficou espantado com a minha resposta. “Como assim 100 reais?” “Aqui a nossa maior nota é de 500 euros. Como vocês fazem para comprar algo que tenha um valor alto, como por exemplo um carro?”. Sim, essa foi a pergunta dele!!! Como assim comprar um carro com dinheiro vivo??? Acho que só vi isso em filme rs…

Mas depois lembrei que aqui os carros não custam o absurdo que custam no Brasil, e com notas de 500 seria possível fazer uma compra dessa. Mas de qualquer forma, como ele pensa assim? Será que nunca ninguém pensou em boleto bancário, débito em conta, transferência, sei lá rs. Dai respondi, e falei das formas que podemos comprar um carro no Brasil. Expliquei que não é muito seguro andar com valores altos pelas cidades de São Paulo. Infelizmente, não né! Ele concordou.

Não tem jeito as realidades são completamente diferentes. Nós temos a insegurança de sair de casa com dinheiro, por isso usamos muito mais cartão de crédito e débito, nossa economia é bem voltada para o consumismo, então porque não parcelar em 72 vezes, pagar milhões de juros, e muitas vezes nem pagar, não é? O povo que se vire! E os Alemães: tiveram uma guerra recentemente…..banco? na guerra? nem pensar, então a cabeça ainda é outra!

Sinceramente, neste caso estou mais com os Alemães….gastar somente o que temos para gastar! E segurança, como eu sonho um dia em sair em São Paulo com segurança….será?!?

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Mais uma diferença nas culturas

  1. Mary disse:

    Isto tbm depende do lugar em q.vive – aqui lojas vendem em 10 x e o cartao de credito n. e tao comum como no Brasil, mas tbm e possivel pagar em lojas de porte!
    Apenas 1 ponto desta regiao Perde para minha cidade no Brasil, os jovens e criancas tem muito pouca educacao de casa, Familiar, mesmo q.pessoas idosas entrem no trem ou onibus, jovens e criancas nem sequer percebem! Na minha cidade alem de existir lugar proprio para idosos, e normal o pai ou a mae pedir p/crianca dar lugar e jovens oferecem o lugar. Nao falo de alemaes sem educacao, isto e geral, pois aqui vivem mais estrangeiros do que alemaes e infelizmente trazem seus maus costumes e passam adiante!!Outra coisa q. vejo e a falta de educacao de mulheres ao utilizar o banheiro, vejo isto na biblioteca, mulheres novas, q. utilizam o espaco gratuito, e nao tem respeito.Para secar as maos basta 1 folha de papel, mas utilizam 10 ou + TOTAL FALTA DE respeito com quem paga e com a natureza!!E 1 pena, pois a Alemanha sempre foi Lider em respeito e conhecimento ecologico, o que os demais pouco se importam, 1 minoria tem alguma educacao ambiental e para c/as futuras geracoes.

  2. Marcelo Vidal disse:

    Gostaria de saber se é difícil ser brasileiro na Alemanha. Existe muita discriminação? Preconceito? E em quanto tempo se consegue falar alemão?

    • Oi Marcelo,
      É um pouco difícil de responder!
      Eu estou gostando de morar aqui, mas isso vai de pessoa para pessoa e acho que depende também da região da Alemanha onde você mora. Conheço muitas pessoas que não se adaptaram. E pelo que sei também tem regiões que as pessoas são mais tradicionais e duras. Eu nunca sofri discriminação, mas é lógico que existe gente que tem preconceito sim, e isso acontece em todo lugar do mundo, não só aqui na Alemanha. Sobre aprender alemão, se tiver dedicação acho que em 4 meses você consegue se virar no dia-a-dia, no supermercado, restaurante. Mas para realmente falar de verdade dai leva muito mais tempo rs!!!
      Abs

  3. Ana disse:

    Concordo com tudo que você escreveu, realmente são dois mundos muito diferentes. Quando cheguei aqui tive que me acostumar com o fato de não usar cartão de crédito, o que pra mim foi uma boa, eu acabo comprando somente o que posso, sem confiar na ideia do parcelamento. Fabi, estou também muito mais com o alemães nesse ponto! 😉
    beijão

  4. Mariana disse:

    Sinceramente eu acho bem melhor assim, pq ai assim não precisa cair de corpo inteiros nas dividas

  5. Zilka Sacht disse:

    Tente explicar para o seu professor o pagamento através do cheque, com chorãozinho grampeado, para coincidir com o dia do pagamento do salário, o professor vai ficar sem entender nada.

  6. AMEI! Sempre tive a curiosidade de saber como os alemães lidam com dinheiro. Poxa, esse blog é sensacional!

Deixe um comentário

