Blog

Meu nome é Fabiana, nasci em São Paulo e tenho 29 anos! Sou casada e comecei a morar aqui em Mainz, na Alemanha, pois o meu marido conseguiu uma oportunidade de expatriação no emprego dele.

Resolvi montar este blog para contar o nosso dia-a-dia e curiosidades, pois provavelmente teremos muitas histórias engraçadas e descobertas para contar!!!!

Caso você tenha alguma dúvida sobre a Alemanha em que eu possa te ajudar, não deixe de me escrever!!!

Conecte-se comigo no Google+ at +Fabiana Cabral Duque

Anúncios

47 respostas para Blog

  1. Camilian disse:

    Olá Fabiana!

    Adorei o seu blog =D Leitura informativa e gostosa de ler!

    Abr!

    Camilian

  2. Oi Fabiana! ótimo blog, claro que tenho que te seguir, pois tb moro na Alemanha e resolvi criar meu blog para compartilhar experiências não somente da ALemanha, mas tb das minhas viagens pelo mundo! :)) Aguardo sua visita no meu blog, espero que me acompanhe tb! 🙂 Bom final de semana! 🙂

  3. Olá Fabiana,
    Meu nome é Beatriz, tenho 22, sou recém-formada em Relações Internacionais e sou muito “viajadeira”, já morei em Barcelona, em Santiago de Compostela e na Califórnia.
    Gostaria de conversar um pouco com você sobre o que é viver na Alemanha. Meu namorado está indo para Berlim fazer uma especialização por 3 anos e estamos discutindo a possibilidade de eu ir com ele, mas para isso preciso ter mais informações sobre as possíveis oportunidades de uma brasileira, recém formada e que não fala alemão, no país.
    Será que você poderia fazer a boa ação de tirar um tempinho para falar comigo?
    Muito obrigada desde já!

    Bjs

  4. Claudia Sá disse:

    Olá Fabiana! Ontem buscando na internet sobre o “corte das carnes Brasil-Alemanha”, eis que encontro o seu Blog, que particularmente adorei, parabéns! Também sou paulista e vivo na Alemanha desde que meu marido teve a oportunidade de ser expatriado para Köln. (Agosto completamos 3 anos!).
    Sempre me falaram para eu escrever um blog diante das mil histórias que sempre contei daqui, adaptação, diferenças culturais, dificuldades com a língua entre outros, mas nunca levei muito a sério…Mas seu blog me mostrou como realmente pode ser válido, interessante e divertido ter um blog e passar nossas experiências ao próximo! Agora vou pensar com carinho…Super obrigada, beijos Claudia

  5. danielasbneto disse:

    Ola Fabiana, vivo em Portugal, tenho 2 filhos e neste momento estou a gozar a minha licença de maternidade. No dia 27 deste mes vou tirar um curso de alemão e estou a pensar seriamente em ir para mainz, tenho ai familia. Mas tenho um pouco de receio por causa dos miudos. Pode ajudar-me?

    • Oi Daniela,
      Posso tentar…o que precisa saber?
      Abs

      • daniela disse:

        Antes de mais obrigada pela resposta..
        Em primeiro lugar para entender melhor, o meu filho tem 6 anos e o meu maior receio é a lingua, a escola, a adaptação dele com os outros meninos, que tipo de escola devo inseri-lo. Essas coisas. Tenho mais receio por ele do que por o pequeno, ele so tem 3 meses vai-se adaptar melhor. Preocupações de mãe.. 🙂

        Obrigada

  6. luzia alves disse:

    Olá Fabiana achei seu blog qdo estava a procura de musicas de klang karussell. não consigo achar aqui em santa catarina cd deles será que vc encontra por ai. se encontrar seria possivel mandar pra mim aqui no brasil em santa catarina cidade de itajai. veja o preço e como faço para pagar o cd e o correio. Obrigado.meu email é lu_ziaa_@hotmail.com meu face é luzia alves. aguardo anciosa sua resposta quero fazer supresa para marido ele é que ouviu musica deles.

  7. José Eduardo de Assis disse:

    Oi! Fabiana. Feliz 2014. Vi que voltou há pouco a SP. Seja bem vinda. Parabéns pelo blog. Adorei a parte das musicas. Veja se você pode nos ajudar. De 22/01/14 a 10/02/14 estarei entre a Alemanha e Suíça chegando e saindo via Frankfurt. Eu, esposa e filho de 12 anos adoramos viajar de carro e desbravando cidades (de forma organizada rsrs). A intenção é pegar um carro em Frankfurt (uso bastante a sixt) e descer até Munique. Entregar o carro e ir de trem para a Suíça. Sei que está muito frio e neva com freqüência. já guiamos em condições assim, mas não na Europa. O que vc acha?. Vale a pena o passeio de carro nessa época?.
    Desde já te agradeço.

    • Oi José Eduardo,
      Desculpe a demora na resposta.
      Nesse trecho (Frankfurt – Munique) não vai ter grandes problemas com neve. Se você já dirigiu nessas condições provavelmente vai tirar de letra!
      Não sei se você já tem um roteiro, mas se estiver disposto a dar uma desviada no caminho tem uma cidade que se chama Rothenburg ob der Tauber, nome dificil mas a cidade é bonita rs! No meu blog eu conto um pouco da cidade e tem algumas fotos. A cidade é pequena então na verdade você poderia só passar o dia, não tem necessidade de dormir uma noite lá.
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!!!
      Abs

  8. Priscila Lucas disse:

    Olá Fabiana, muito bacana seu blog.
    Bom, vou morar na Alemanha no ano que vem por 9 meses pra fazer uma parte do meu doutorado, e queria levar meu marido comigo. Gostaria de saber como proceder inicialmente com a documentação e como podemos pedir um visto pra ele. Se você souber de informações e puder me ajudar eu agradeceria. Confesso que já procurei bastante informação na internet, porém é tudo muito confuso.

    • Oi Priscila,
      O visto dele será concedido aqui na Alemanha. Você tem que dar entrada no seu visto ai no Brasil, fazer a tradução juramentada da sua certidão de casamento (no consulado eles fazem) e só quando chegar aqui na alemanha é que você vai fazer o pedido do visto dele e prara isso precisa da certidão de casamento traduzida. Como já faz 2 anos que fiz todo o processo, acho importante dar uma olhada na página da internet do consulado alemão.
      Qq dúvida me avise.
      Abs

  9. Michel disse:

    Olá Fabiana, tudo bem?!
    É o seguinte: Meu nome é Michel, tenho 26 anos, terminei a residência de cirurgia de geral e estou louco pra fazer a residência de cirurgia cardíaca na Alemanha (pela questão profissional e pela experiência de vida de morar no exterior e experimentar uma nova cultura). Mas eu não sei por onde começar pra chegar nesse objetivo. Quanto à língua alemã, já estou trabalhando nisso (me tornei um tarado pela língua alemã, fantástica!!!). Bem, será que você pode me guiar de alguma forma… Algumas dicas… Por onde começar… Valeu ae… Abraço…

    • Oi Michel,
      Infelizmente não vou conseguir te ajudar muito. Eu não sei como funciona essa parte de medicina aqui…
      Mas acho que seria interessante você procurar algum curso que queira cursar por aqui, e assim você consegue o visto de estudante e tem a oportunidade de passar um tempo por aqui.
      Se tiver alguma outra dúvida, me avise, quem sabe consigo te ajudar melhor….
      Abs

  10. Paula Manzoli Falaschi disse:

    Fabiana, encontrei seu blog ontem e já li inteiro! Me identifiquei muito, afinal temos a mesma idade e estou indo morar na Alemanha em novembro pelo mesmo motivo ( trabalho do marido), sem falar uma palavra sequer!!! Com certeza me ajudou e ajudará muito suas dicas, mas confesso também que algumas coisas causam um certo medo desse começo conturbado, que como percebi você também enfrentou! Vou morar em Mannheim! Parabéns pelo blog!

  11. Anderson e Katerina disse:

    Oi fabiana tudo bem ? Queria te dizer que seu blog e muito bom mesmo .
    Eu e minha mulher temos uma vontade muito grande de mora na Alemanha , ja estamos precurando informacoes sobre visto de trabalho a muito tempo mais ninguem sabia nos ajudar .
    Eu poderua lhe manda um email explicando tudo ? Espero que sim obrigadooooo

  12. gustavo bracco disse:

    oi Fabiana.meu nome é Gustavo e li quase todos os posts do seu blog hhaahahaha sou tbm de sao paulo, mas da regiao do ABC e to pensando seriamente em prestar uma universidade na alemanha ano que vem. vc saberia me falar qual a melhor opção de cidade ou coisa parecida, ou alguma coisa que vc saiba e possa me ajudar. por que é muita loucura minha ir pra alemanha, estava querendo frança e de uma hora pra outra mudei
    obrigado desde ja

    • Oi Gustavo, tudo bem?
      Infelizmente não vou conseguir te ajudar!
      Como não estudo aqui não tenho muito informações sobre universidades…
      Acho que antes de ver uma cidade seria interessante ver qual universidade tem o curso que vc quer fazer…e ver como funciona se é em Alemão ou Inglês e que nível precisa ter da língua para cursar.
      Abs

  13. Gabriella disse:

    Oi Fabiana! Em primeiro lugar gostaria que soubesse que adoro suas postagens!! Estou pensando em fazer intercambio para a Alemanha e fico lendo seu blog para ter uma ideia de como uma pessoa que nao sabe falar muito alemao consegue se virar no dia-a-dia! Voce esta conseguindo aprender e se adaptar com facilidade ? Vi que em um post voce comentou de uma escola de alemao… que escola é essa ? como funciona ? bom, se voce puder me dar mais informacoes sobre como é morar ai, os cursos que voce faz para aprender a lingua ai mesmo, os lugares que sao interessantes para uma estudante morar… eu ficaria muito feliz ! de qualquer forma continuarei acompanhando sua jornada pelo blog ! beijoss!!

  14. Vanessa disse:

    Oiii Fabiana!!!
    Estou adorando o seu blog! Cada dia leio mais um pouquinho… meu marido tbm foi transferido para Alemanha (ele trabalha na msma empresa que vc e seu marido) e estou aproveitando para ter uma prévia de como são as coisas por ai (ainda estou no Brasil com o nosso filho arrumando as últimas coisas).
    Muito obrigada por compartilhar suas experiências!

  15. monique felix disse:

    Oi Fabiana,
    Vou viajar para a Alemanha em maio e tenho acompanhado teu blog.
    Queria pedir sua opinião sobre a melhor forma de ir de Frankfurt a Berlim. A compra de passagem de trem e de ônibus pela internet estão um pouco caras. Acha que se eu comprar na hora sairia mais barato?
    Obrigada!

    • Oi Monique, tudo bem?
      Acho que a melhor forma é ir de trem mesmo, até pensei em avião mas acho que o custo um pouco maior! Se der entra nesse site http://www.fluege.de/, ele busca passagens em todas as cias aéreas e mostra as mais baratas, quem sabe tem alguma com o custo bom.
      E optar por comprar na hora, pode sim ser uma boa alternativa, tem chances de conseguir uma passagem mais barata, mas também tem algum risco de não ter mais passagem para o dia que você quer…dai vai depender da sua flexibilidade!!!
      Boa sorte!!!
      Espero ter ajudado!
      Abs

  16. Raissa disse:

    Olá, Fabiana. Tudo bem? Vou para Alemanha em Agosto e pretendo estudar na Berlitz.
    Você sabe me dizer se os cursos de inglês tem aulas para brasileiros e para quem não entende “quase” nada de inglês? Estou com medo de escolher o inglês e as aulas não serem apropriadas para quem não sabe o idioma. Na sua opinião eu faço inglês ou alemão? Como é o curso de Alemão são apropriados para brasileiros?
    bjs e desde já obrigada!

    • Oi Raissa, tudo bem?
      Olha eu só faço aula de Alemão na Berlitz, mas pelo que sei o método é igual para todas as línguas. O método que a Berlitz tem é de só falar o idioma que está sendo ensinado, portanto não tem problema em não saber a língua, mas….na minha opinião isso dificulta um pouco o aprendizado, acho que fica mais lento. Porém é possível de ter aulas assim. Não tem nenhum curso apropriado para brasileiro…
      Em relação a escolha da língua, isso vai depender do seu objetivo. Se você pretende morar para sempre aqui, ou vai querer estudar em alguma universidade daqui, eu focaria no Alemão…mas isso tem que ser decidido de acordo com os seus objetivos. Caso você escolha o Alemão, existe uma escolha a Volkshochschule, já falei dela no blog, que tem um custo mais acessível e também é bem legal!!!
      Espero ter ajudado!
      abs

  17. tina disse:

    Fabiana, mt obrigada pela ajuda. agora so preciso ganhar coragem e ir p alemanha :-). Vivo em lisboa, mas de qualquer modo agora sei que tenho o seu Blog sempre que precisar ajuda. Bjs

  18. tina disse:

    Oi Fabiana,

    Adorei seu blog. Acaba por ser divertido e mt util. obrigada
    Li sua dica para estudar no vhs (nao sei nada de alemao) e o site é todo em alemao.
    pode me dizer o preço e duraçao do curso?
    Obg de novo
    bjs
    tina

    • Oi Tina,
      Que bom que gostou do blog.
      Bom vai depender de quando vai fazer, manhã ou noite.
      As informações que vou te dar é sobre 1 nível. Começa no nível A1 e vai até o B1. Se for de manhã, dura 5 semanas (das 8:45 as 12hrs) e custa 249 euros. Se for de noite, são 3 vezes por semana, dura 12 semanas e tem o mesmo preço.
      Espero ter ajudado!
      Abs

  19. Mary disse:

    Olá Fabiana,
    é tenho te acompanhado, muito bom seu blog! Será q. poderia me dizer se quem tem cidadânia Alemã, tem direito ao seguro saúde regular na Alemanha? Os consulados brasileiros aí ñ respondem e se respondem ñ sabem informar!!

    • Oi Mary,
      Infelizmente não vou poder te ajudar. Eu não tenho 100% de certeza sobre essa informação!!! Vou dar uma pesquisada com as pessoas que eu conheço e se tiver alguma informação eu te aviso.
      Abs

  20. Oie Fabiana, estou adorando o seu blog.Maravilhoso!!!! Adorei!!!!!!!!!
    Descobri por acaso!!! E vou acompanhar…
    Meu nome é Christine Geissler, eu como voce, sou casada com um carioca-alemao igual a mim, sendo que ele é 100% alemao (rsrsrsrs) pois sua cidadania é de pai e de mae, a minha vem so de pai, mae catarina,de Floripa.Conhece Florianopolis???
    Moro em Sampa atualmente pois somos empresarios aqui, trabalho hoje junto com o meu marido no escritorio dele na area de mkt publicitaria, fora mil e uma utilidade(rsrsrsrsrs) fazendo de tudo um pouco.Afinal é o olho do dono que engorda o gado..certo???
    Minha formaçao é designer,por isso estou na area de mkt publicitario, mais pretento em breve fazer uma especialização em designer de joia que sempre foi o meu hobbe. Que so hoje descobri que pode virar a minha profissao, antes tarde do que nunca…certo???So nao sei se sera aqui em Sampa ou na Alemanha, foi ate por isso que te achei aqui, nesse mundo virtual, estava fazendo pesquisa de cidades para morar na alemanha, estudar, etc.
    Em conversa com o meu marido, o nosso plano B é ir morar na alemanha. Ele ja morou e sabe bem como é…eu que quero muito ter essa experiencia.
    Ja estou ate me preparando, fazendo alemao aqui no Goethe para nao chegar muito crua, pelada(rsrsrssrs) fora que vamos agora no final do ano para a alemanha, meu marido vai a trabalho e eu vou para ver como é morar na alemha, nao estou indo com o perfil de turista nao, e sim com olhos de escolher um lugar, de analisar tudo.
    É por isso que estou amando o seu blog, vou acompanhar!!!!!!!!!
    Vamos nos falando…amei ter te conhecido mesmo que seja no virtual.
    Beijao
    Christine

  21. Natália disse:

    Oi, Fabiana, tudo bem? Gostaria de fazer algumas perguntas sobre Mainz para você, para qual e-mail poderia escrever? Obrigada!

  22. Bruna disse:

    Oi Fabiana,
    Nos outros post que vc publica, sempre aparece um “sobre” no final com a tua foto e “gosto de musica, fotos e viagens”, como vc colocou isso através do wordpress?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s