Será o futuro?

Eu já escrevi aqui no blog sobre como é o esquema de alguns serviços aqui na Alemanha. Falei de como a mão de obra é cara, e por isso é muito comum o próprio cliente ter que fazer as coisas sozinho ou um único funcionário é que faz tudo, atende e cobra ao mesmo tempo.

Dei alguns exemplos no post que fiz sobre este tema, mas esse final de semana encontrei um outro exemplo bem interessante.

Eu e meu marido fomos no supermercado real de Bretzenheim para comprar as camisetas para o jogo do Mainz05 e na hora de pagar é que reparei que alguns caixas eram diferentes, o cliente é que fazia tudo sozinho, passar as compras e pagar! Eu não tenho certeza se já existe isso no Brasil, acho que deve existir sim, mas foi a primeira vez que eu vi.

Auto-serviço

Nesse supermercado tem só quatro caixas desse tipo, e no meio deles fica uma funcionária do supermercado ajudando e supervisionando para ver se tudo acontece do jeito certo.

Auto-serviço

Achei que só fosse possível fazer o pagamento com cartão de débito ou crédito, mas não! É possível fazer com dinheiro em papel e moeda também. Olha só!

Auto-serviço Auto-serviço Auto-serviço

Acho esse modelo interessante para quando não temos uma compra muito grande, até porque o espaço para guardar as compras não é muito grande e o tempo necessário para fazer tudo sozinho é bem maior do que se tem uma pessoa passando as compras para você. Imagina o tamanho das filas? Fora que imagino que a dificuldade é maior para uma pessoa que já tem idade mais avançada, não é?

Então acho que todo supermercado poderia ter alguns caixas com esse modelo de auto-serviço e continuar usando o modelo tradicional para o resto. Assim todos os clientes ficariam satisfeitos.

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Será o futuro?

  1. Oi! Descobri seu blog por acaso e gostei bastante. Moro na Alemanha há um ano e me identifiquei bastante com as ‘surpresas’ aqui relatadas.
    Referente ao post, o IKEA (loja de móveis que não sei se tem por aí) também possui essa forma de pagamento ‘self-service’, mas creio que o pagamento só pode ser feito por cartão.
    Não sei se funcionaria no Brasil não…

    • Oi Fernando,
      É bom saber que essas “surpresas” não foram sentidas só por mim rs.
      Conheço a loja sim, aliás minha casa parece um catalogo IKEA rs, mas não tinha visto esses caixas lá…
      Tb não sei se funcionaria…
      Obrigada pela mensagem.
      abs

    • marco disse:

      Infelizmente aqui no brasil algumas pessoas iriam passar só a metade das compras a outra metade vai no 0800, tanto que nos postos de gasolina nao deu muito certo por aqui. morei na espanha e funcionava perfeitamente, infelizmente a cultura de um pais nao se modifica com dias ou meses e sim com seculos.

  2. Tacila Marques disse:

    Olá!! Primeiramente quero dizer que gosto muito dos posts aqui do blog. Quanto a questão dos caixas, já percebi que é bem comum esse tipo de caixa em alguns países da Europa. Na Alemanha, vi isso no supermercado Real (como você falou) e também no Ikea. Funciona da mesma forma. Existe um funcionário que orienta os clientes e indica os caixas livres, enquanto o próprio cliente passa os produtos no caixa. Mas também tem a opção de passar as compras no caixa comum. Que por incrível que pareça, é mais demorado rs
    Abraço.
    Tacila

  3. Alfredo disse:

    O sistema é muito normal aqui na Europa (Alemanha, UK, Espanha… ) Não tem outro objetivo: “Redução mão de obra”.

  4. leda disse:

    Oi tudo bem? olha eu aqui novamente…bem aqui onde moro tem esse caixa ai que vc descreve, e sabe o que me disse a mocinha que tava la ensinando os clientes a operar o caixa? que eh mais seguro contra pivetes assaltantes, assim nao tem como um funcionarios abrir o caixa e dar o dinheiro a eles …bem mas eu vim aqui contar uma novidade se é que é uma novidade ( pra mim foi pensei que o site vendia so eletro eletronicos, livros etc), talvez vc ate ja saiba heheheh no site do amazon.de tem produtos alimenticios do brasil, tais como guarana, feijoada, farofa, polvilho, cafe entre outros, bem basico mas serve pra matar aquela vontade de beber guarana….ver pra crer! bjos.

  5. TK disse:

    Ainda não encontrei esse sistema no Brasil. Vi em Londres tanto em supermercados como farmácias e lá também há um funcionário supervisionando e dando orientação se necessário. Nesse caso, pelo que entendi, o lugar onde você vai colocando os produtos que comprou – depois de ter passado na leitora de código de barras – funciona como uma balança e você só pode tirar qualquer item (mesmo para guardar nas sacolas) depois de ter pago. Ah, obrigado pelo blog. Tenho gostado muito das dicas! (estou me preparando para visitar a Alemanha em setembro :))

  6. Vanessa Garcia disse:

    Fabi, que incrivel! Se a pessoa jah esta habituada, a compra acaba sendo muito mais rapida! Achei super interessante.

  7. luis alberto disse:

    Muito interessante, mas a pergunta é: porquê ?? Qual será a necessidade de um caixa assim? Redução de mão de obra? Mas tem alguém supervisionando….. ou será para quando o cliente fica de algum modo constrangido com o que está comprando? Mas não deixa de ser interessante !!!!

    • Oi Luis Alberto,
      Eu posso dizer que com certeza é pelo custo de mão de obra. Aqui esse custo é muito caro, e além disso as leis trabalhistas são bem rígidas! Um exemplo dessa rigidez é que aqui é muito difícil de mandar um funcionário embora. É preciso fazer quase que um dossiê comprovando que realmente ele tem um desempenho baixo, etc etc. Esse é só um exemplo.
      E tem sim uma pessoa supervisionando. São quatro caixas para 1 pessoa supervisionar e em qualquer problema ou dúvida ajudar o cliente.
      Eu também acho interessante, mas como disse…acho que esses caixas ainda deveriam ser minoria, como é aqui também (pelo menos por enquanto rs), pois acho que eles poderiam “atrapalhar” a dinâmica da fila.
      Um abs,

    • Evaristo Mendes disse:

      Já conheço este sistema á alguns anos em Bretzenheim strasse. o( Real )

Deixe um comentário