Mainzer Oktoberfest

Ontem fui no Oktoberfest aqui de Mainz!!!

A festa está rolando desde a semana passada e vai até este final de semana. Para quem quiser mais informações, acesse o link.

Eu adorei!!!

O lugar estava lotado!!! A maioria das pessoas estavam vestindo o traje típico da região da Bavária. As mulheres de vestido e os homens de calça de couro e camisa com suspensório. Existe uma brincadeira em relação ao vestido da mulher, se o laço do avental estiver amarrado no lado direito, significa que a mulher é casada ou tem um relacionamento sério, agora se o laço estiver amarrado do lado esquerdo, mostra que a mulher é solteira e está procurando alguém!!!

Toda a decoração foi feita com as cores da cidade de Mainz, vermelho e branco! Em Munique essa decoração é feita com as cores azul e branco.

Chegamos e logo pedimos nossa primeira caneca de cerveja. Eu pedi a cerveja normal, mas tiveram pessoas do nosso grupo que pediram cerveja com um pouco de limão, é conhecida como Radler!!! Isso faz com que a cerveja não fique tão forte…eu experimentei, até achei que não ficou ruim, mas acho que deve ser bem enjoativo.

Nós também jantamos, acabei experimentando um prato típico da Alemanha que ainda não tinha tido a oportunidade de comer, o käsespätzle!!! Eu já expliquei como é esse prato um outro post. Eu amei!!!! O prato é simples, mas como sou apaixonada por queijos, não teve como não gostar!!!

Logo depois a banda começou a tocar….no geral eram músicas bem típicas da Alemanha, mas no meio começou a música brasileira que se tornou bem típica aqui: “Nossa, nossa, assim você me mata…”, não podia faltar!!! E não foi só uma vez que tocou, foram 2!!! Nenhum outra música foi repetida….tirando a música que é tradicional para o brinde. A música é bem simples:

Ein Prosit, ein Prosit (Um brinde, um brinde)
Der Gemütlichkeit (ao bem-estar)
Ein Prosit, ein Prosit
Der Gemütlichkeit.

E aí todo mundo levanta o copo e brinda. Se quiser ouvir a música entre neste link.

Achei que ficaríamos só na cerveja, mas no meio da festa, uma pessoa do nosso grupo pediu umas garrafinhas (foto abaixo) para todo mundo brindar e beber. Sei lá o que é, mas parece uma pinga. A tradição é abrir a garrafinha, colocar a tampa na ponta do nariz, colocar a garrafa na boca, segurar com os dentes e virar de uma vez só!!! Nessa hora achei que passaria mal lá mesmo, mas consegui me segurar….só sei que dai em diante fiquei muito mais animada rs!!!

Fomos todos dançar no meio do pessoal, aprendi algumas danças, algumas músicas, foi bem legal!!!

E tudo com uma super organização, não vi nenhuma briga, nenhuma confusão, todos os banheiros estavam relativamente limpos!!! Foi muito legal mesmo!!! Espero ir novamente no ano que vem…

Agora segue a história de como surgiu esse evento aqui na Alemanha!

A primeira Oktoberfest aconteceu em 1810, na cidade de Munique. Essa festa foi feita para comemoração do casamento do rei Luis I com a princesa Tereza. O evento foi uma corrida de cavalos, contou com muitos convidados e muitos litros de cerveja. Fez tanto sucesso que resolveram fazer essa festa novamente nos anos seguintes….e por isso existe até hoje!!! Atualmente o Oktoberfest é a maior festa da Alemanha!!!

E não ficou só na Alemanha, essa festa acontece em vários lugares do mundo, e o Brasil é um deles. A primeira Oktoberfest brasileira foi realizada em 1984, em Blumenau.

Se um dia tiver a oportunidade de ir, não pense 2 vezes!!!

Sobre fabianaduquefotografia

Gosto de música, fotografia e viagens.
Esse post foi publicado em Dia-a-dia, Mainz - Minha nova cidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário